os sons de estimação de Brian Wilson
E eis que Pet Sounds, a obra-prima dos Beach Boys (não confunda com os Beastie Boys) faz aniversário de 45 anos.
Gravado em mono, o álbum foi lançado em 16/04/1966.
(se tiver curiosidade para saber como ficaria em estéreo, vá atrás da edição especial em CD lançada em 1999 – que traz a versão original e o novo mix – ou o box ‘The Pet Sounds Sessions’, se tiver mais bala na agulha)
Ficou na 10ª posição entre os álbuns mais vendidos nos EUA e alcançou o 2º posto no Reino Unido. Na época, o hit número 1 na parada americana era a água-com-muito-açúcar ‘Monday, Monday’, dos Mama’s & Papa’s.
Foi considerado um fracasso comercial.
É considerado uma revolução musical.
porque é bom
O disco nasceu da paranóia e gênio do Brian Wilson. Após escutar ‘Rubber Soul’, decidiu que estava numa competição com os Beatles para criar um novo tipo de música que tratasse os sentimentos de forma sofisticada.
Ao invés do esquema de hits que eram lançados em singles, que depois eram compilados em um álbum (as vezes, com algumas músicas só pra encher linguiça e completar o tempo), Brian captou a essência do Rubber Soul e inventou de criar um álbum com identidade, algo que fizesse sentido em sua completude e que fosse o melhor disco da história do rock.
Com o desafio lançado (ainda que internamente), trancou-se no estúdio com um colaborador para compor, enquanto a banda excursionava em turnê.
Quando o resto da banda voltou, gravaram o álbum que quebrava todos os paradigmas, misturando sinfônica com pop e outras experimentações, como misturar o som de dois instrumentos para criar um novo terceiro som.
E fugindo totalmente do estilo Califórnia que marcava o grupo (e que também é ótimo, diga-se).
porque é duca
O álbum é sublime, é prosaico, é triste, é alegre, é pretensioso, é humilde, é clássico, é revolucionário.
Estava à frente de seu tempo e, acima de tudo, não envelheceu.
Foi inspirado pelos Beatles e inspirou os próprios a compor Sgt. Pepper (de acordo com George Martin, Pepper foi uma tentativa de igualar Pet Sounds – de acordo com o espinafrando, eles não conseguiram). Além de influenciar todo o mundo.
E tem ‘Wouldn’t It Be Nice’, a melhor trilha sonora para casamentos felizes. E ‘God Only Knows’, a melhor canção já escrita de acordo com Sir Paul McCartney.
E quem sou eu pra discordar do Velho Macca?