E já que o Edgar Wright levou uma espinafrada de leve na última dica duca (não viu ainda? Clique aqui!), nada mais justo que essas pequenas loas em sua homenagem. Afinal, o espinafrando não quer queimar o filme de um de seus cineastas favoritos, certo?
Ficha Técnica:
• Nome: Edgar Howard Wright Jr.
• Base de Operações: Inglaterra.
• Poderes: habilidades paranormais para produzir filmes de gêneros consagrados do cinema misturados com comédia refinada, sem descambar para a paródia escrachada.
• Fraquezas: há rumores de que perde a mão quando está afastado de seus chapas da Liga dos Injustiçados (a saber, Simon Pegg & Nick Frost).
• Arqui-inimigos: distribuidoras brasileiras e tradutores de nomes de filmes.
E o quê o sr. Júnior tem de especial? Simples: ele cometeu dois dos filmes favoritos do espinafrando – ‘Shawn of the Dead’ e ‘Hot Fuzz’.
Ambos desembarcaram por aqui direto em DVD e ambos tiveram péssimos nomes em versão brasileira (‘Todo Mundo Quase Morto’ e ‘Chumbo Grosso’, respectivamente), o que deve ter afastado muitos espectadores.
Tá certo que os dois são meio que intraduzíveis para o português, especialmente o primeiro, que faz uma brincadeira fonética com o nome do personagem principal e o título em inglês de Madrugada dos Mortos, filmaço de zumbis do papa George Romero – com uma interessante refilmagem do Zack Snyder (veja os extras do DVD do Snyder, valem a pena).
✪ Pausa para comentário: o espinafrando acaba de bater o recorde mundial de digressões por parágrafo (Do lat. digressióne-, «id.»). Êba! Fim da pausa. ✪
Como diria um antigo chefe, “isso explica, mas não justifica”. O gênio do marketing que batizou os filmes deve estar no cargo há pelo menos 20 anos, já que utiliza a mesma estética Sessão da Tarde daquela galerinha muito louca aprontando confusões do barulho.
Nada mais injusto. Edgar não é um diretor/roteirista de comédias. O que faz é injetar comédia com o típico humor britânico em seus ótimos filmes de gênero.
Nesse sentido, ‘Shawn’ é um ótimo filme de zumbis moderno com as regras clássicas do gênero. Ao contrário do também ótimo Zumbilândia, que é uma comédia/road movie com os zumbis como pano de fundo. Pode não parecer, mas tem diferença. A ordem dos fatores altera o quociente.
E ‘Hot Fuzz’? Sem dúvida um dos melhores e mais ousados filmes de ação e suspense policial dos últimos 5 anos. Parece até coisa do Shane Black – roteirista dos ‘Máquina Mortífera’ e também diretor do subestimado ‘Kiss, Kiss, Bang, Bang’.
Aliás, engraçado o Shane entrar nessa história, já que os dois estão contratados pelo Marvel Studios para dar continuidade ao universo da Casa das Ideias na telona. Black assume Homem de Ferro 3 e Wright desenvolve o filme do Homem Formiga.
Voltando ao Edgar, você que tem preguiça de visitar o IMDb pode me perguntar: “e o que mais ele fez?”
E a reposta é: Scott Pilgrim (pequena derrapada) e uma série do Chanel 4 inglês chamada ‘Spaced’.
Não disponível no Brasil (alô Livraria Cultura, fica a dica), a série teve duas temporadas e tem uma legião de fãs lá fora. O espinafrando ainda não viu, nem sua mulher. Mas acha que deve ser, no mínimo, razoável. Quer saber um pouco mais sobre a série? Vá para esse ótimo artigo do pessoal do (O)melete.
Fora isso, o cara tem alguns curtas e é o roteirista do vindouro filme do Tintin. E só. Com 37 anos, ter no currículo dois excelentes filmes originais, um médio, uma possível boa série de tv e participar de Tintin e filme da Marvel é o suficiente pra receber um “mandou bem” do espinafrando.
E fique com um mash up feito por ele com fitas VHS quando tinha 19 anos.
como já te disse antes, tu escreve muuuito bem. Parabéns, sr. Espinafrando!! Ah, e eu vi dois ou tres episodios de Spaced tempos atrás, divertido… mas nao achei sensacional. Keep up the good work, mate!! Cheers!!
Thanks! As vezes eu acerto… Continue visitando e continuo escrevendo.