L.O.A.S. – Edgar Wright

E já que o Edgar Wright levou uma espinafrada de leve na última dica duca (não viu ainda? Clique aqui!), nada mais justo que essas pequenas loas em sua homenagem. Afinal, o espinafrando não quer queimar o filme de um de seus cineastas favoritos, certo?

Ficha Técnica:
• Nome: Edgar Howard Wright Jr.
• Base de Operações: Inglaterra.
• Poderes: habilidades paranormais para produzir filmes de gêneros consagrados do cinema misturados com comédia refinada, sem descambar para a paródia escrachada.
• Fraquezas: há rumores de que perde a mão quando está afastado de seus chapas da Liga dos Injustiçados (a saber, Simon Pegg & Nick Frost).
• Arqui-inimigos: distribuidoras brasileiras e tradutores de nomes de filmes.

E o quê o sr. Júnior tem de especial? Simples: ele cometeu dois dos filmes favoritos do espinafrando – ‘Shawn of the Dead’ e ‘Hot Fuzz’.

A obra de Edgar Wright

Ambos desembarcaram por aqui direto em DVD e ambos tiveram péssimos nomes em versão brasileira (‘Todo Mundo Quase Morto’ e ‘Chumbo Grosso’, respectivamente), o que deve ter afastado muitos espectadores.

Tá certo que os dois são meio que intraduzíveis para o português, especialmente o primeiro, que faz uma brincadeira fonética com o nome do personagem principal e o título em inglês de Madrugada dos Mortos, filmaço de zumbis do papa George Romero – com uma interessante refilmagem do Zack Snyder (veja os extras do DVD do Snyder, valem a pena).

✪ Pausa para comentário: o espinafrando acaba de bater o recorde mundial de digressões por parágrafo (Do lat. digressióne-, «id.»). Êba! Fim da pausa. ✪

Como diria um antigo chefe, “isso explica, mas não justifica”. O gênio do marketing que batizou os filmes deve estar no cargo há pelo menos 20 anos, já que utiliza a mesma estética Sessão da Tarde daquela galerinha muito louca aprontando confusões do barulho.

Nada mais injusto. Edgar não é um diretor/roteirista de comédias. O que faz é injetar comédia com o típico humor britânico em seus ótimos filmes de gênero.

Nesse sentido, ‘Shawn’ é um ótimo filme de zumbis moderno com as regras clássicas do gênero. Ao contrário do também ótimo Zumbilândia, que é uma comédia/road movie com os zumbis como pano de fundo. Pode não parecer, mas tem diferença. A ordem dos fatores altera o quociente.

E ‘Hot Fuzz’? Sem dúvida um dos melhores e mais ousados filmes de ação e suspense policial dos últimos 5 anos. Parece até coisa do Shane Black – roteirista dos ‘Máquina Mortífera’ e também diretor do subestimado ‘Kiss, Kiss, Bang, Bang’.

Aliás, engraçado o Shane entrar nessa história, já que os dois estão contratados pelo Marvel Studios para dar continuidade ao universo da Casa das Ideias na telona. Black assume Homem de Ferro 3 e Wright desenvolve o filme do Homem Formiga.

Voltando ao Edgar, você que tem preguiça de visitar o IMDb pode me perguntar: “e o que mais ele fez?”

E a reposta é: Scott Pilgrim (pequena derrapada) e uma série do Chanel 4 inglês chamada ‘Spaced’.

Spaced

Não disponível no Brasil (alô Livraria Cultura, fica a dica), a série teve duas temporadas e tem uma legião de fãs lá fora. O espinafrando ainda não viu, nem sua mulher. Mas acha que deve ser, no mínimo, razoável. Quer saber um pouco mais sobre a série? Vá para esse ótimo artigo do pessoal do (O)melete.

Fora isso, o cara tem alguns curtas e é o roteirista do vindouro filme do Tintin. E só. Com 37 anos, ter no currículo dois excelentes filmes originais, um médio, uma possível boa série de tv e participar de Tintin e filme da Marvel é o suficiente pra receber um “mandou bem” do espinafrando.

E fique com um mash up feito por ele com fitas VHS quando tinha 19 anos.

 

2 comments

  1. como já te disse antes, tu escreve muuuito bem. Parabéns, sr. Espinafrando!! Ah, e eu vi dois ou tres episodios de Spaced tempos atrás, divertido… mas nao achei sensacional. Keep up the good work, mate!! Cheers!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s