Monólogo: Cultura Pop tem que ter profundidade?

Ia chamar de debate, mas meus 3 leitores são tímidos. Então, segue um monólogo conceitual do balacobaco.

Cultura Pop deve ter profundidade?

O espinafrando acha que não necessariamente. Pra qualquer obra ser considerada pop, nosso principal requisito é que seja divertida. Critério do espinafrando, veja bem. Se concordas, jóia. Se discordas, os comentários deste blog são para livre expressão.

Se tiver diversão E profundidade, tanto melhor. Se tiver profundidade, mas for um porre, não é pop.

profundidade

Pegue o cinema, por exemplo: é arte ou entretenimento? Primordialmente, é entretenimento. E se é entretenimento, tem que ser pelo menos divertido.

É claro que a definição de diversão pode variar de pessoa pra pessoa ou mesmo conforme o estado de espírito.

Diversão não é sinônimo de comédia: é aquilo que te faz bem no momento. Daí que uma obra-prima séria como ‘O Poderoso Chefão’, a gênese do filme pipoca ‘Guerra nas Estrelas’, sua contraparte no mundo do besteirol de Mel Brooks ‘S.O.S. Tem Um Louco Solto No Espaço’, o fetiche tarantinesco supremo ‘À Prova de Morte’ e o descerebrado ‘Esquadrão Classe A’ podem conviver pacificamente dentro da alcunha POP.

Filmes pop

Já o filme iraniano da mostra de cinema (pra ficar no clichê) ou as bobagens que citamos no ‘Espinafrando Hollywood’ são a antítese de pop, porquê chatos.

(nada contra filmes iranianos ou bobagens, desde que te façam sentir bem de alguma forma)

A mesma analogia se aplica aos quadrinhos, programas de tv, música, livros e, porque não, à arte em geral. Não é porque uma obra é “artística” que é ou deixa de ser pop.

É uma visão subjetiva e estreita? Sem dúvida. E assim seria se adotássemos qualquer outro critério para definir o que é ou não pop (Sucesso comercial? Sucesso de crítica? Popularidade? Presença no inconsciente coletivo? Qualquer coisa que tenha o Justin Bieber?).

Justin Bieber

Esta é a linha editorial deste espaço. E o espinafrando não tem intenção de abrir mão dela. Decepção garantida ou sua satisfação de volta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s