Mudinhas de Espinafre [22.08.11]

O Mudinhas de Espinafre trata de assuntos pop (quem diria?) que marcaram o dia-a-dia do espinafrando, no formato de pílulas. Ou seja, textos curtos e sem profundidade. Vamos a elas!

Cinema

Capitão América: o Primeiro Vingador

Já é o filme da Marvel Studios com o título mais longo. E talvez seja o melhor filme da companhia.

Veja bem, o espinafrando adora os dois Homens de Ferro. E definitivamente são ambos mais divertidos do que o Capitão (sem contar o fator Scarlett Johansson, que é covardia). Mas no geral, como filme, o Bandeiroso parece mais consistente que o Latinha.

Capitão América X Homem de Ferro

Senão, vejamos:
✪ Herói versus herói: sem dúvida, o Ferroso tem maior poder de fogo (e um design bem mais legal), mas o Capitão salvou muito mais gente e fez muito mais atos de heroísmo em um único filme. Vantagem pro CA.
✪ À paisana: Tony Stark é um playboy charmoso e cativante, além de um gênio da ciência. Steve Rogers: gente boa sem ser bobo, nunca desiste, ético e abnegado. É o protótipo do espírito heróico. Consideremos um empate.
✪Vilões: aqui é onde o Capitão leva mais vantagem: nazistas, Hydra, Arnin Zola e Caveira Vermelha versus dois mequetrefes com cópias mal ajambradas da armadura do Homem de Ferro.
✪ Trilha sonora: um vai de AC/DC, o outro de trilha orquestrada. Adoramos AC/DC, mas trilha épica tem mais cara de filme.
✪ Elenco e Direção: seria um empate, já que a Marvel não poupou no elenco (só na direção). Mas como Chris Evans e Joe Johnston eram mais desacreditados (enquanto Robert Downey Jr. parecia perfeito pro papel e Jon Favreau não cheirava nem fedia), ganham um ponto pela superação.

Os dois maiores acertos do filme são a ambientação na 2ª Guerra e a abordagem pé no chão. Lembra um pouco o jeitão Mark Millar e Bryan Hitch nos Supremos, a versão “alternativa/atualizada” dos Vingadores (aliás, recomendamos desde já a compra e leitura do encadernado: uma das melhores histórias que já lemos e ponto).

A levada evoca um pouco os filmes do Indiana Jones, que já emulavam as aventuras das matinês dos anos 30 e o clássico de 48 ‘O Tesouro de Sierra Madre’.

E o final não-final te deixa perplexo como em ‘De Volta para o Futuro 2’.

Não é a 9ª maravilha do mundo, mas empolga o suficiente pra ser visto no cinema. Faça uma favor a si mesmo e fique até o final dos créditos…

Música

Beastie Boys

Duas coisas trouxeram à tona os Garotos Bestiais (ou Garotos Bestas, dependendo do ponto de vista e do gosto musical de cada um):

1. O novo CD, ‘Hot Sauce Committee Part Two’. O 8º álbum da banda foi o presente que o espinafrando se deu de Dia dos Pais. E está absurdamente excelente!

Beastie Boys: Hot Sauce Committee Pt. 2

Curiosidade: o “part one” não foi, nem nunca será lançado. Era o álbum em que os Beastie Boys estavam trabalhando quando MCA foi diagnosticado com câncer na garganta. Depois do tratamento bem sucedido, a banda decidiu pular direto pro “part two”.

2. O curta metragem ‘Fight For Your Right Revisited’, que mostra o que aconteceu após a histórica festa do videoclipe de 1987, ‘(You Gotta) Fight For Your Right (To Party)’, 1º hit do 1º álbum, salvo engano.

Prepare-se para ver dúzias de celebridades de Hollywood interpretando uma histórinha mambembe divertida, carregada de clichês autoirônicos, que culmina com um paradoxo espaço-temporal à la ‘De Volta para o Futuro’ –e com direito a um Delorean!

(segunda vez nas mesmas Mudinhas. É um sinal para rever a trilogia)

Você pode assistir ao curta aqui. Mas se tiver a chance, tente assistir na HBO numa TV de tela grande, com um pusta som!

Queen

Peguei por acaso um show passando na MTV (talvez o ‘Live at Wembley’, mas nāo dá pra ter certeza).

O Queen foi a maior banda de rock de arena ao vivo, e tenho dito.

O carisma dos caras no palco é hipnótico. Freddie Mercury é a definição de showman. E é absolutamente embasbacante o domínio da banda sobre a plateia gigantesca.

Mesmo com toneladas e pouco mais de duas décadas de tecnologia a menos, dá um banho no megalomaníaco U2 de Bono e sua 360º tour. Não é pouca coisa, meus amigos. Não é pouca coisa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s