L.O.A.S – 10/09

10 de setembro: véspera de um dia macabro que marcou a história em 2001.

O espinafrando abomina qualquer tipo de violência no mundo real (na ficção é outra história…). Por isso –e como somos um site de cultura pop– decidimos fazer essa homenagem ao 10/09 para lembrar coisas boas que fizeram nossa história, coisas pelo que o espinafrando gostaria que a humanidade fosse lembrada quando os macacos dominarem o mundo.

aniversários

⌚ 1918: nascia Rin Tin Tin, que apesar de não ser humano, entra pra nossa lista como o maior pastor alemão que o mundo pop já viu.

Rin Tin Tin

⌚ 1950: Joe Perry, do Aerosmith. O homem responsável pelo riff de ‘Walk This Way‘. Precisa mais?

⌚ 1958: Chris Columbus veio ao mundo. O homem que dirigiu Harry Potter e Esqueceram de Mim e produziu o Quarteto Fantástico. Se isso não te impressionou (certamente tem mais deméritos do que méritos pro espinafrando), saiba que é o roteirista de 3 dos nossos filmes pop preferidos e que deveriam ser lição de casa obrigatória para todas as crianças entre 10 a 14 anos: ‘Os Goonies‘, ‘O Enigma da Pirâmide‘ (aquele mesmo, com o jovem Sherlock Holmes) e ‘Gremlins‘.

⌚ 1960: o ótimo ator britânico Colin Firth, que já deu as caras por aqui interpretando o alter-ego de Nick Hornby em ‘Febre de Bola’.

⌚ 1968: Guy Ritchie, uma espécie de Ramones do cinema –parece que sempre faz o mesmo filme (no caso, sobre o submundo londrino), mas é sempre deveras divertido. Diretor de ‘Jogos, Trapaças e 2 Canos Fumegantes‘, ‘Snatch – Porcos e Diamantes‘, ‘Rock’n’Rolla‘ e dos novos ‘Sherlock Holmes‘.

⌚ 1976: o brasileiro que recolocou o tênis no vocabulário esportivo nacional. Gustavo Kuerten.

Gustavo Kuerten em Roland Garros

Rock & Roll

♪♫ Em 1965, começa a gravação de uma cover de uma música bíblica de Pete Seeger que viraria um clássico do rock. Era o The Byrds, com sua versão de ‘Turn! Turn! Turn!

♪♫ O ano era 1988 e o Guns N’Roses alcançava o topo da parada da Billboard com ‘Sweet Child O’ Mine’. A música com o solo inconfundível de Slash (pleonasmo?) ficaria na 1ª posição por 2 semanas.

♪♫ 3 anos depois, em 1991, foi lançado um single que mudaria os rumos da indústria musical. A banda? Um tal de Nirvana. A música? ‘Smells Like Teen Spirit’.

grandes eventos da história recente

10 de setembro marcou a fé, o esporte e a ciência. Em 1946, uma freira em viagem de trem para Darjeeling (qualquer semelhança com o filme de Wes Anderson é mera coincidência) disse que recebeu o chamado de Deus para deixar o convento e ajudar os pobres. Ela ficaria conhecida como Madre Teresa de Calcutá, Nobel da Paz.

Madre Teresa

Um feito esportivo emocionante: vencer uma maratona é algo difícil; vencer a maratona na Olimpíada de Roma, algo único; bem como ser o 1º africano abaixo do Sahara a ganhar uma medalha olímpica de ouro. Mas fazer tudo isso DESCALÇO é pra quem conseguiu se libertar da Matrix. Foi o quê Abebe Bikila fez em 10/09/1960.

Abebe Bikila

No mesmo dia, mas em 2008, o HLC, o Grande Colisor de Hadrons, considerado o maior experimento científico da história, foi ligado na Suíça (pelo menos até agora, o mundo não acabou num buraco negro, o que deve ser um sinal de que foi uma coisa boa).

É por tudo isso que preferimos lembrar de 10 de setembro ao invés do dia seguinte. Que a humanidade continue produzindo mais coisas positivas do que negativas nos outros 364 dias dos próximos anos. Ou 365, nos bissextos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s