10 de setembro: véspera de um dia macabro que marcou a história em 2001.
O espinafrando abomina qualquer tipo de violência no mundo real (na ficção é outra história…). Por isso –e como somos um site de cultura pop– decidimos fazer essa homenagem ao 10/09 para lembrar coisas boas que fizeram nossa história, coisas pelo que o espinafrando gostaria que a humanidade fosse lembrada quando os macacos dominarem o mundo.
aniversários
⌚ 1918: nascia Rin Tin Tin, que apesar de não ser humano, entra pra nossa lista como o maior pastor alemão que o mundo pop já viu.
⌚ 1950: Joe Perry, do Aerosmith. O homem responsável pelo riff de ‘Walk This Way‘. Precisa mais?
⌚ 1958: Chris Columbus veio ao mundo. O homem que dirigiu Harry Potter e Esqueceram de Mim e produziu o Quarteto Fantástico. Se isso não te impressionou (certamente tem mais deméritos do que méritos pro espinafrando), saiba que é o roteirista de 3 dos nossos filmes pop preferidos e que deveriam ser lição de casa obrigatória para todas as crianças entre 10 a 14 anos: ‘Os Goonies‘, ‘O Enigma da Pirâmide‘ (aquele mesmo, com o jovem Sherlock Holmes) e ‘Gremlins‘.
⌚ 1960: o ótimo ator britânico Colin Firth, que já deu as caras por aqui interpretando o alter-ego de Nick Hornby em ‘Febre de Bola’.
⌚ 1968: Guy Ritchie, uma espécie de Ramones do cinema –parece que sempre faz o mesmo filme (no caso, sobre o submundo londrino), mas é sempre deveras divertido. Diretor de ‘Jogos, Trapaças e 2 Canos Fumegantes‘, ‘Snatch – Porcos e Diamantes‘, ‘Rock’n’Rolla‘ e dos novos ‘Sherlock Holmes‘.
⌚ 1976: o brasileiro que recolocou o tênis no vocabulário esportivo nacional. Gustavo Kuerten.
Rock & Roll
♪♫ Em 1965, começa a gravação de uma cover de uma música bíblica de Pete Seeger que viraria um clássico do rock. Era o The Byrds, com sua versão de ‘Turn! Turn! Turn!’
♪♫ O ano era 1988 e o Guns N’Roses alcançava o topo da parada da Billboard com ‘Sweet Child O’ Mine’. A música com o solo inconfundível de Slash (pleonasmo?) ficaria na 1ª posição por 2 semanas.
♪♫ 3 anos depois, em 1991, foi lançado um single que mudaria os rumos da indústria musical. A banda? Um tal de Nirvana. A música? ‘Smells Like Teen Spirit’.
grandes eventos da história recente
10 de setembro marcou a fé, o esporte e a ciência. Em 1946, uma freira em viagem de trem para Darjeeling (qualquer semelhança com o filme de Wes Anderson é mera coincidência) disse que recebeu o chamado de Deus para deixar o convento e ajudar os pobres. Ela ficaria conhecida como Madre Teresa de Calcutá, Nobel da Paz.
Um feito esportivo emocionante: vencer uma maratona é algo difícil; vencer a maratona na Olimpíada de Roma, algo único; bem como ser o 1º africano abaixo do Sahara a ganhar uma medalha olímpica de ouro. Mas fazer tudo isso DESCALÇO é pra quem conseguiu se libertar da Matrix. Foi o quê Abebe Bikila fez em 10/09/1960.
No mesmo dia, mas em 2008, o HLC, o Grande Colisor de Hadrons, considerado o maior experimento científico da história, foi ligado na Suíça (pelo menos até agora, o mundo não acabou num buraco negro, o que deve ser um sinal de que foi uma coisa boa).
É por tudo isso que preferimos lembrar de 10 de setembro ao invés do dia seguinte. Que a humanidade continue produzindo mais coisas positivas do que negativas nos outros 364 dias dos próximos anos. Ou 365, nos bissextos.