Top 3 – covers originais

Este top 3 não é sobre músicas específicas, mas sobre 2 bandas e 1 cantor que são craques em fazer covers de outros artistas. Covers tão fantásticas que às vezes soam melhores que as originais. Ou, no mínimo, tão boas quanto.

Acima de tudo, estes caras conseguem injetar seu DNA nessas versões de músicas consagradas por outrem, se apropriando delas e transformando a cópia em algo originalíssimo. Lavoisier ficaria orgulhoso.

Quais são as suas covers definitivas? Essas são as do espinafrando. Enjoy!

3.Creedence Clearwater Revival

O rock caipira com uma pitada de blues e soul da trupe de John Fogerty sabia pegar qualquer música alheia e transformar numa música do Creedence. E como sabia! Quando você menos espera, lá estão a batida seca da bateria, as linhas de baixo poderosas, a guitarra ardida e o vozeirão rasgado de um dos melhores vocalistas do rock and roll, bebê!

Desde sempre, a banda reviveu canções de terceiros (obscuras ou hits) e metamorfoseou em petardos do CCR. Entram pra lista dos melhores covers originais: ‘Susie Q‘ (Dale Hawkins), ‘I Put a Spell On You‘ (Screamin’ Jay Hawkings), ‘Good Golly Miss Molly‘ (Little Richard), ‘Night Time Is the Right Time‘ (Nappy Brown) e o clássico da MotownI Heard It Through the Grapevine‘ (gravado originalmente pelo Smokey Robinson, mas famosa na versão de Marvin Gaye).


2.Ramones

São raras as bandas de rock que fazem um som tão coeso e com uma assinatura tão inconfundível quanto os três acordes dos Ramones. Músicas que são o ápice da condensação e da síntese, explosões que duram no máximo 4 minutos (2 em média — estimativa sem base científica) e que só dão tempo de você retomar o fôlego enquanto Dee Dee Ramone entoa o tradicional “1-2-3-4” antes da banda voltar à carga.

Não à toa, qualquer música tocada PELOS Ramones vira automaticamente uma música DOS Ramones. Não importa se originalmente era um surf rock do Trashmen (a icônica ‘Surfin’ Bird‘), o rock balada inocente de Bobby Freeman (‘Do You Wanna Dance?‘) ou a música tema do desenho do Homem-Aranha de 1967. As covers dos Ramones são tão ecléticas quanto o som da banda é imutável. Se Ronnettes, Doors e Beach Boys têm alguma coisa em comum é que todos tiveram a honra de ser ramonizados.

O ápice das versões pode ser encontrada em Acid Eaters — o disco só de covers, que traz as famosas ‘Have You Ever Seen the Rain?‘ do Creedence e ‘Substitute‘ do Who (com participação do próprio Pete Townshend nos backing vocals).


1.Johnny Cash

O homem de preto. A lenda do country de raiz. O cara que, junto com o produtor Rick Rubin, nos brindou com a excelente hexalogia American Records. Essa série de 6 discos (2 póstumos) traz os últimos trabalhos de Johnny Cash em estúdio. Os mais maduros. E é essencialmente uma série de covers: sejam covers dele mesmo, sejam covers de outras bandas e artistas, entremeados por uma ou outra inédita.

Impossível não se emocionar com pérolas como ‘Hurt‘, do Nine Inch Nails, a mais famosa dessa fase.

Mas não é a única. Cada uma das 78 canções é absolutamente sublime. E a lista de covers é completamente assombrosa, com destaque para:

  • Bird on a Wire‘ (Leonard Cohen)
  • Row Boat‘ (Beck)
  • Rusty Cage‘ (Soundgarden)
  • Memories Are Made of This‘ (Dean Martin)
  • Southern Accents‘ (Tom Petty)
  • Solitary Man‘ (Neil Diamond)
  • That Lucky Old Sun (Just Rolls Around Heaven All Day)‘ (Frankie Laine, embora a versão do Jerry Lee Lewis para o filme A Fera do Rock seja matadora)
  • One‘ (U2)
  • Bridge Over Trouble Water‘ (a única versão suportável dessa música, famosa na voz de Simon & Garfunkel)
  • I Hung My Head‘ (espetacular, nem parece música do Sting)
  • Personal Jesus‘ (Depeche Mode)
  • In My Life‘ (melhor que a dos Beatles)
  • Desperado‘ (The Eagles)
  • If You Could Read My Mind‘ (linda, do Gordon Lightfoot)
  • Further On (Up The Road)‘ (melhor que a do Bruce Springsteen)

Ouça qualquer uma dessas e será como a primeira vez. Diacho, agarre os 6 discos duma vez e não se arrependerás! Assim falou o espinafrando.

2 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s