Mudinhas de Espinafre [11.10.11]

Depois de um longo inverno (não, não é uma referência à Game of Thrones, mas aos problemas técnicos que nos atingiram durante o fim de semana e que deixaram o espinafrando fora do ar. Aliás, GoT voltou a ser reprisado na HBO Plus, toda quinta, às 21:00. Ótima chance pra quem ainda não viu ou pra quem quer matar as saudades da série do ano), estamos de volta!

O Mudinhas de Espinafre trata de assuntos pop (quem diria?) que marcaram o dia-a-dia do espinafrando, no formato de pílulas. Ou seja, textos curtos e sem profundidade. Vamos a elas!

hq

100 Balas – Atire Primeiro, Pergunte Depois

Taí uma série da Vertigo que sempre deixamos de lado, apesar do conceito interessantérrimo (e das belas capas de Dave Johnson): um agente secreto te encontra depois do seu pior momento na vida e te oferece uma maleta com provas de quem te ferrou, uma pistola, 100 balas não rastreáveis e a promessa de que polícia nenhuma poderá te prender, não importa o que você faça.

Quebrando paradigmas, o espinafrando decidiu conferir o primeiro volume da série de Brian Azzarello e Eduardo Risso, republicado pela Panini. A boa notícia é que a premissa é realmente interessante: além dos dilemas morais (você parte pra vingança? Dá pra confiar em um estranho? E se as provas forem forjadas? O que acontece se você ignorar tudo isso?), também há um vislumbre de uma grande conspiração no enredo que, imaginamos com base nesse único volume, deve ser apresentada aos poucos, ao estilo Arquivo X, intercalando histórias que avançam a mitologia da série e outras com o felizardo da semana.

100 Balas

A má notícia é que o desenvolvimento não tem nada de embasbacante. O texto do Azzarello não passa do convencional e a arte do argentino Risso é muito irregular, por vezes suja demais, prejudicando a evolução da narrativa e o “isolamento” do leitor (aquela sensação de total e completa absorção pela história, que faz com que você mergulhe com tudo e esqueça do que está à sua volta). Isso, claro, é uma primeira impressão. Pode até ser que nos outros volumes a coisa realmente engrene. Mas depois de ouvir tanta coisa boa sobre a série, deixou um gostinho rançoso de quero menos.

Veredicto: se estiver à procura de histórias de crime, é melhor pular direto pro que há de melhor no mercado: Criminal, de Ed Brubaker.

Y – O Último Homem

Tirando o atraso, finalmente lemos o sexto volume de Y: Menina com Menina. Continua imperdível e uma das histórias mais intensas que já pintou em qualquer mídia.

Y - O Último Homem

Veredicto: recomendadíssimo. Até merecia uma #dicaduca… (ops!)

séries

Boardwalk Empire

Outra unamidade a que chegamos atrasados. O espinafrando aproveitou a estreia da 2ª temporada no domingo para embarcar no seriado produzido por Martin Scorsese.

Boardwalk Empire

Não dá pra analisar Boardwalk Empire com base em apenas um episódio, ainda mais se você não faz ideia do que aconteceu nos 12 que o antecedem. Mas dá pra falar que gostamos do que vimos. Parece ser a boa e velha história de gângster que Scorsese faz tão bem. Tem dois atores tão bons quanto subestimados: Steve Buscemi (nosso herói de Ghost World, o filme) e Michael Shannon — o futuro General Zod no vindouro Superman: Man of Steel e um dos melhores perturbados do cinema em Possuídos, de William Friedkin. E tem o padrão HBO de qualidade.

Steve Buscemi versus Michael Shannon

Veredicto: vale a pena acompanhar e buscar DVDs da 1ª temporada pra se inteirar.

Curb Your Enthusiasm — Season Finale

Larry David se supera num dos episódios mais engradados do programa, cheio de auto-referências. A participação de Michael J. Fox interpretando a si mesmo foi qualquer coisa. Mas, sem dúvida nenhuma, o destaque fica para o pequeno e afetado Greg: uma pérola que deveria ter sua própria sitcom.

Larry David, Michael J. Fox e o pequeno Greg

Veredicto: demora pra sair o DVD?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s