espinafrando a estreia: Allen Gregory

Já notaram como desenhos animados quebraram a barreira do preconceito etário? Animação adulta entrou pro vocabulário da cultura pop de forma bem mais tranquila do que histórias em quadrinhos (que ainda hoje são consideradas coisas de criança por grande parte da população não-iniciada). Um culpado? Arriscaríamos apontar para Os Simpsons. Não que não tenham existido outras animações adultas antes deles, mas cremos que foi a família disfuncional amarela de Springfield quem tenha iniciado essa mudança de percepção no mainstream. Como sempre, podemos estar redondamente enganados!😉

Os Simpsons

Depois de Homer e cia., vieram uma leva de desenhos iconoclastas e politicamente incorretos: Beavis e Butthead, South Park, Family Guy,  todo o bloco Adult Swim do Cartoon Network, o podcast que virou desenho animado The Ricky Gervais Show, entre outras bizarrices (como as animações do canal VH1). E tudo isso desembocou em Allen Gregory, o mais novo integrante da turma.

Allen Gregory

(a serie estreou lá fora na Fox em 30 de outubro de 2011 e já está no 6º episódio, mas já que ainda não veio pra Terra Brazilis –e ainda não ouvimos falar de nenhuma previsão–, vamos sacanamente tratar como estreia aqui no espinafrando.com)

Allen Gregory, ou Allen Gregory De Longpre, é o pentelhinho de 7 anos que pensa e se comporta como um dos adultos mais pretensiosos já desenhados na TV. Uma espécie de Stewie, o bebê psicopata de Uma Família da Pesada, só que um pouco mais sofisticado, com um ego que alcança níveis estratosféricos e inversamente proporcional a seu superego. Praticamente um espelho mais jovem, com cabelo e óculos, de seu pai adotivo: o ex-ricaço homossexual Richard De Longpree.

Stewie vs. Allen Gregory

Criado e escrito por Jonah Hill (o ex-gordinho de Super Bad e que estará em breve na adaptação de Anjos da Lei pro cinema), que também faz a voz do papel-título, Allen Gregory tem um humor cáustico e próximo do ultrajante. Nós adoramos!

Jonah Hill



No começo do piloto, somos apresentados à família De Longpre, que além dos dois já citados, comporta o “esposo” heterossexual de Richard (por mais estranha que essa descrição tenha ficado, não poderia ser mais acurada –você vai entender quando assistir), o boa-praça musculoso teúdo e manteúdo Jeremy; e Julie, a irmã recém-adotada de Allen, vinda direto do Camboja (porque pega bem ricaço adotar cambojanos! Mesmo que seja através de um site de e-commerce, Er…). Por uma série de reviravoltas (na verdade, pela crise financeira que assola os yankees e boa parte do primeiro mundo), o pequeno dândi Allen Gregory terá que abandonar a bolha em que vive (mais especificamente, a conveniência de ter Jeremy como tutor educacional e capacho particular) e se aventurar no mundo selvagem e por vezes cruel de uma escola de ensino fundamental.



É óbvio que o choque de perspectivas e estilos de vida vai gerar humor, mas o toque de mestre desta série está nos diálogos de Jonah Hill, calcados no mais puro e destilado preconceito. É daí que vem grande parte da graça do desenho. Nesse sentido, é um meio termo entre o estilo Ricky Gervais e Family Guy. E também uma aula pros comediantes-de-pé brazucas como Rafinha Bastos, sobre como fazer humor com temas ofensivos sem cair na vala do mau gosto.



Falando em mau gosto, cabe ressaltar a cena que revela a paixão fulminante do fedelho: sem estragar a surpresa, é uma das coisas mais engraçadas e bizarras que já vimos em um desenho animado.

Aliás, é engraçado como a Fox é contraditória, permitindo animações liberais e libertárias (Os Simpsons, Family Guy e Allen Gregory, pra constar) em meio ao noticiário mais conservador e obtuso de que se tem notícia na TV americana. Talvez, os programadores da Fox ainda achem que desenho é inofensivo, coisa pra criança. Só espera-se que esses desenhos não criem crianças da vida real como Allen Gregory.😉 Já para os adultos com capacidade crítica e senso de humor, que venham mais como esses!

Se ficou interessado, o episódio piloto está disponível gratuitamente no iTunes:

Cover Art            

Allen Gregory, Season 1

Allen Gregory

Comedy

Released: 2011

 

 

 

 

 

705 Ratings

      

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s