Dezembro quase no fim, está na hora de uma retrospectiva destes 7 primeiros meses de espinafrando.com (consideramos maio como fase beta). Ah! Melhores de 2011 não tem só coisas lançadas em 2011, mas coisas bacanas que vimos, lemos e ouvimos no ano.
hq
3.Scott Pilgrim
A terceira #dicaduca do espinafrando foi um dos quadrinhos mais engraçados do ano. Uma comédia romântica ao estilo Alta Fidelidade para a geração Y.
2.Os Mortos Vivos
A publicação bissexta no Brasil de Walking Dead deu uma acelerada esse ano, com 2 3 volumes de uma vez (o último saiu essa semana, vejam só!). Ainda é pouco, mas já é um alento. Tens aqui uma das melhores histórias de horror de todos os tempos (e dá um banho na decepção que foi a série de TV).
1.Vertigo
O primeiro lugar da lista não é para um título, mas para um selo inteiro (uma pequena sacanagem para falar de 3 séries imperdíveis e ainda deixar espaço para os dois aí de cima). A Panini matou a pau publicando muita coisa boa da Vertigo em 2011, levando com folga esse 1º lugar. Os grandes destaques são:
- Fábulas, uma história de mestre sobre os personagens dos contos de fadas vivendo (quase) incógnitos na Nova York moderna;
- Y – O Último Homem: uma praga dizima em questão de horas toda a população masculina do planeta. Toda? Não. Resta um macho irredutível e seu macaco (!) numa jornada em busca da noiva perdida do outro lado desse admirável mundo novo. A melhor ficção científica que você vai ler em muito, muito tempo;
- Preacher, a saga do pastor Jesse Custer, o homem com a palavra (literal) de Deus, que finalmente teve um fim mais do que digno por estas bandas e que ganhou o texto mais apaixonado deste blog até aqui.
Em comum, as 3 séries têm roteiros e desenhos embasbacantes e você nunca sabe o que vai acontecer ao virar a página (e, invariavelmente, a surpresa sempre vale a pena).
blockbusters – o supra-sumo do cinema pop
3.Planeta dos Macacos – A Origem
Quem disse que blockbuster não pode ser inteligente? E que macacos não podem ser mais inteligentes que humanos? E que Andy Serkis não merece o Oscar de melhor ator interpretando um símio? Seja quem for, essa pessoa está por fora.
2.X-men: Primeira Classe
Simplesmente o melhor filme dos heróis da Marvel até aqui.
1.Super 8
O E.T. do século 21. Sério.
filmes “sérios”
3.Contágio
Steve Soderbergh em grande forma. Um baita filme de zumbis, mas sem os zumbis.
2.Amor à Toda Prova
A surpresa do ano. Steve Carell esmerilha!
1.A Pele que Habito
Definitivamente, o melhor filme visto em 2011. O Old Boy espanhol.
música
3.Beastie Boys
Hot Sauce Committee Part Two. A volta dos garotos bestiais, após o câncer de MCA. O disco mais inventivo de 2011.
2.Foo Fighters
O ano em que o espinafrando se rendeu ao Foo Fighters. Wasting Light cansou de tocar no iPod. Não traz nada de novo, mas é duca!
1.Pearl Jam
Não lançou nenhum disco, mas foi o show do ano. Já basta!
livros
3.Asterios Polyp
A linda novela gráfica de David Mazzucchelli, lançada pela Cia. das Letras, merece entrar na lista de melhores livros lidos no ano.
2.Deuses Americanos
Ô livro bão, sô! Neil Gaiman comete sua segunda obra-prima.
1.(?)
Er… foi um ano fraco pra literatura na nossa casa e desavergonhadamente não temos um número 1 por falta de quórum. Mas A Guerra dos Tronos está lá na estante, esperando pacientemente para ser iniciado antes da virada do ano. Pode ser que ocupe esse lugar. Quem sabe?
séries
3.Boardwalk Empire
Se tem Steve Buscemi em papel dramático, é bom!
2.Curb Your Enthusiasm
Larry David, o Seinfeld sem filtros.
1.Game of Thrones
É, foi o ano da HBO. De tudo o que foi consumido no ano pelo espinafrando, em todas as categorias de entretenimento pop, Game of Thrones foi o melhor do melhor. E nem tem um texto legal nesse site. VERGONHA!
animação
3.Nilba e os Desastronautas
Desenho ultra-pop feito por brasileiros, para crianças de todas as idades. Muito potencial!
2.Allen Gregory
Jonah Hill mata a pauladas o politicamente correto. Pena que deve ser transmitido pela Fox (se um dia aportar por aqui), sinônimo de dublagem.
1.Family Guy
Faz tempo que não é novidade, mas Uma Família da Pesada ainda detém o título de humor mais escrachado da TV. E humor em todas as formas: incorreto, sarcástico, infantil, inteligente, chulo, sutil, irônico, besteirol… E ainda saiu esse ano a coleção em DVD com os episódios parodiando Star Wars: um must have que não teve crítica por aqui porque estávamos guardando para o videocast que nunca saiu do papel.
interwebs
3.Verbeteando com José Inácio
Web-série das mais engraçadas que revelou o talento de José Inácio para o mundo. Você pode ver todos os episódios aqui.
2.Freak Angels
História em quadrinhos de alta octanagem, de grátis e completa. Do mestre Warren Ellis.
1.RoboGeisha
Esqueça os trailers espetaculares que saíram nos últimos dias (Batman, Prometheus, O Hobbit, John Carter…). RoboGeisha é a coisa mais WTF disponível na internet que você poderia querer.
unpop – o pior do pior, ou uma questão de expectativas
3.Cilada.com
A primeira sessão de imprensa que o espinafrando participou foi deveras literal. O filme é uma verdadeira cilada.
2.Os Perdedores – O Filme
É pior que Cilada.com? Não. Mas ganha o segundo lugar pelo desperdício do material de origem, uma ótima hq de ação.
1.Terra Nova
É pior que Cilada.com? A resposta é um grande e sonoro SIM! Ainda mais se considerar o tanto de dólares torrados somente no piloto e o nome Spielberg envolvido. Uma chatice mal ajambrada que só mereceu espinafradas.