Dica Duca – Patrulha Estelar

…as necessidades de muitos sobrepujam as necessidades de poucos… ou de um…

Pegue as batalhas de caças e o heroísmo inconsequente de Luke e Han em Star Wars e junte com as táticas de guerra de um capitão austero envolvendo dezenas de tripulantes e setores de uma nave de grande porte como a Enterprise de Jornada nas Estrelas. O resultado é Patrulha Estelar, ou Space Battleship Yamato.

Eu simplesmente adorava o animê da extinta TV Manchete. Um novelão intergaláctico lotado de drama e com uma das naves espaciais mais icônicas já criadas —o lendário encouraçado japonês Yamato, da 2ª Guerra Mundial, convertido em espaçonave graças à tecnologia alienígena. Embora não soubesse disso na época: a tradução nacional seguiu a linha americana e rebatizou o Yamato como Argo (não confundir com o ótimo filme de Ben Affleck).

Poderia escrever linhas e linhas sobre o quanto Patrulha Estelar era sensacional, mas as minhas memórias de criança não andam tão confiáveis. Ao invés disso, vou simplesmente indicar estes dois textos fantásticos sobre o desenho —clique aqui e aqui.

Todo esse preâmbulo pra contar que finalmente consegui assistir ao filme live action de Space Battleship Yamato, no canal Max. E que recomendo ficar atento à programação para pegar uma reprise, porque o filme é incrível!

porque é bom

Uma adaptação perfeita, que resgata toda a grandiosidade do original, incluindo a trilha sonora imponente.

É uma história trágica sobre a última esperança de uma Terra devastada pela radiação e pela guerra contra a raça Gamilon. Uma cartada desesperada, a viagem da intrépida tripulação do Yamato em busca do seu Santo Graal: o distante planeta Iskandar, que pode ou não ter um dispositivo que descontaminará a Terra, dando uma nova chance para a humanidade moribunda.

Patrulha Estelar / Space Battleship Yamato
O Yamato e tripulação em 2 versões: nanquim vs. carne, osso e CGI

É, obviamente, uma alegoria para o sentimento do povo japonês pós-guerra. Os Gamilons são os americanos, a Terra devastada pela radiação é o Japão após Hiroshima e Nagasaki e o Yamato e sua tripulação são o resgate da glória e da honra da marinha japonesa, dessa vez lutando por um bem maior —a sobrevivência da raça humana.

porque é duca

A despeito do baixo orçamento (quando comparado às produções hollywoodianas), os efeitos digitais funcionam a contento, o que é essencial para filmes espaciais.

Os atores encarnam com perfeição o espírito do animê, então espere por situações tensas e exageradas entrecortadas por alívios cômicos que beiram o ridículo.

Tudo aquilo que fazia de Patrulha Estelar um passatempo supimpa continua intacto no filme. A ação vertiginosa das batalhas espaciais é apenas um desses aspectos. O desenvolvimento dos personagens é o ponto forte: cada um possui sua quota de dramas pessoais e múltiplas facetas escondidas sob a superfície de seus estereótipos. Temas fortes como a honra, o autossacrifício, a amizade e o fardo da liderança dão as caras na trama.

A história pode até parecer ingênua e infantilóide em alguns momentos, mas isso não é problema, uma vez que o desenho também era assim. Patrulha Estelar, o filme, não tem a pretensão de ser um 2001: Uma Odisseia no Espaço. Pelo contrário: a ideia é satisfazer de forma digna as gerações de fãs que surgiram a partir de 1974, quando o Yamato alçou voo pela primeira vez na televisão nipônica. Isso o filme faz com maestria, incluindo o final agridoce. Só a oportunidade de ver o disparo do Canhão de Ondas de forma realista já é capaz de arrepiar os pelos do braço. E as doses absurdas de altruísmo e abnegação a cada meia hora são de tirar lágrimas dos corações mais duros.

 

One comment

  1. Venho pedir que divulguem a nossa participação no evento “Dia do Fã 2013”.
    O “Dia do Fã 2013” será em novo local, e reunirá mais grupos que nos eventos passados, e estaremos novamente presentes com o grupo da série Patrulha Estelar/Yamato.

    Segue o link de uma (e já há vários disponíveis, é só pesquisar “Dia do Fã 2013”) divulgação onde há todas as informações do evento:
    http://www.scifinews.com.br/?p=31347

    Aqui uma imagem/divulgação da série Patrulha Estelar/Yamato para o evento:
    https://plus.google.com/u/0/photos/113886329585023122604/albums/5856539649815614913/5856539651663226050

    Agradeço antecipadamente, e se acaso puderem, não deixe de ir lá bater um papo com a galera…

    Até mais,
    DIO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s