Mudinhas de Espinafre [03.12.13]

Mudinhas de Espinafre são pílulas pop, comentários (nem sempre) curtos e sem profundidade sobre coisas bacanas que você deveria ver, ouvir, ler. Ou não.

livros

Os Homens que Não Amavam as Mulheres

O que dizer sobre o 1º livro da trilogia Millennium em pleno 2013, que já não tenha sido dito antes, melhor e por gente mais qualificada?

Apenas que, assim como os filmes, o hype em torno do livro do sueco Stieg Larsson é plenamente justificado.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres

A história de um jornalista de meia idade investigando um crime ocorrido há 40 anos, numa improvável parceria com uma hacker desajustada, não é um primor de estilo literário (como dificilmente é qualquer livro do gênero), mas é deliciosamente ingênuo, eletrizante e viciante.

Mesmo quem já conhece a trama através das boas adaptações para o cinema ficará com os dentes cerrados e os dedos crispados no braço da poltrona enquanto vira as páginas desse noir moderno. E ainda tem a vantagem de desenvolver melhor a vasta gama de personagens da família Vanger.

Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar

Assumindo que você que está lendo isso também tem o costume de ler blogs na internet diariamente (afinal, é por isso que está aqui, não?), já reparou quanto tempo a gente gasta nisso? Você não tem a impressão de que dava pra ler um livro? Pois bem, aqui está um blog que também é (ou será) um livro.

Ricardo Alexandre

Em parceria com o portal MSN, o jornalista Ricardo Alexandre (conhecido por suas passagens pelo caderno Zap do Estadão, pelas revistas Bizz, Trip e Época e pelo livro Dias de Luta, obra de referência histórica sobre o rock brasileiro dos anos 80) publicou ao longo de 5 meses e em 50 capítulos seu próximo livro, que chega em versão impressa em dezembro: Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar.

Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar

Com uma prosa leve e envolvente, aliada a boas análises, Ricardo Alexandre destila suas memórias sobre o cenário do pop rock nacional dos anos 90 ao início dos anos 2000, do indie ao mainstream, em paralelo às experiências em sua carreira na imprensa, numa versão tupiniquim abertamente inspirada de Almost Famous. É obrigatório para quem gosta de música, pra quem se interessa sobre jornalismo e pra qualquer um que saiba ler. Comece do 1º capítulo, clicando aqui.

[Update: aos poucos, os capítulos na íntegra estão sendo retirados do blog. Mas é por um ótimo motivo: o livro com o texto revisado já está disponível pra venda e pode ser adquirido diretamente do site da editora Arquipélago com desconto. Se fosse você, eu comprava.]

Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar

Com o fim do livro, Ricardo continua o blog com opiniões livres e inspiradas sobre assuntos diversos. Recomendo continuar acompanhando.

hq digital

Outros Quadrinhos

Curte histórias em quadrinhos? Gosta do som das palavras “de graça”? Então, o site Outros Quadrinhos é pra você.

Outros Quadrinhos

Outros Quadrinhos é uma iniciativa independente de Fabiano Denardin (editor de longa data da Panini), Érico Assis (tradutor de longa data das mais diversas HQs), Rodolfo Muraguchi (letrista) e Giovani Faganello (designer). São craques no mundo da banda desenhada, como dizem nossos colegas patrícios, e a equipe vem crescendo aos poucos. Fizeram uma seleção do que há de melhor no universo das webcomics internacionais, estão traduzindo tudo para o português brasileiro com a autorização dos autores, e disponibilizaram na faixa para qualquer um com acesso à internet. Até o momento, são 11 séries em publicação.

O cardápio é vasto: vai do humor autorreferente e autobiográfico de Boulet Corp, às pérolas de sabedoria do famoso Lápis Zen, que adapta em sua narrativa em quadrinhos frases inspiradas de pensadores famosos.

Boulet Corp / Lápis Zen

Vai do desenho lisérgico/realista de Falso Positivo (uma antologia duca de contos de horror, sci-fi e fantasia, no melhor estilo Além da Imaginação ou Amazing Stories), ao cartum mezzo Disney/mezzo Asterix de Planeta Ruiva (criação de Eddie Pittman, famoso por seu trabalho em animação na casa do MickeyPhineas & Ferb, Mulan, Tarzan, Lilo & Stitch).

Falso Positivo / Planeta Ruiva

Vai dos contos pesados de crime e castigo (com twists) de Murder Book, à comédia colegial com monstros sexys em estilo mangá de Tenebrosas Fofuras.

Murder Book / Tenebrosas Fofuras

Vai do canadense Karl Kershl (velho conhecido dos quadrinhos Marvel e DC) com a fofura lacônica e monocromática agraciada com um prêmio Eisner e um prêmio Joe ShusterO Abominável Charles Christopher, ao chileno Juan Santapau e sua sua verborrágica prosa poética existencialista multicolorida — Os Nós Ocultos.

O Abominável Charles Christopher / Os Nós Ocultos

A navegação é simples e intuitiva, e não faltam atalhos para começar a ler novas histórias e novas séries.

Outros Quadrinhos, enfim, é um projeto apaixonante que transmite toda a paixão dos criadores pelas histórias em quadrinhos. Que tenha vida longa!

(E que continue trazendo material de qualidade! Quem sabe, um dia possamos ver uma versão traduzida de Freak Angels? Fica a dica, Fabiano e Érico😉 )

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s