espinafrando a estreia: Uma Aventura Lego

Também nesta sexta, dia 7 de fevereiro, estreia nos cinemas Uma Aventura Lego, 1º longa-metragem animado dos blocos de montar feito para a telona, dirigido pela dupla Phil Lord e Christopher Miller (Anjos da Lei, Tá Chovendo Hambúrguer).

Uma Aventura Lego / The Lego Movie

Utilizando a velha estrutura da jornada do herói e se apropriando do desenvolvimento de história de Matrix, Uma Aventura Lego constrói o filme mais divertido do verão.

gags dignas do Saturday Night Live (americano, pra não deixar dúvidas) ou de um filme de Mel Brooks, ação estrambótica com a qualidade presente nos melhores blockbusters e planos tão mirabolantes que só poderiam sair da mente de uma criança.

Também é destaque a integração perfeita de personagens já estabelecidos em universos diferentes da cultura pop, especialmente os heróis da DC (Time-Warner), mas há espaço pra tudo o que você imaginar: de Simpsons à Harry Potter, de Senhor dos Anéis à Star Wars. E sem deixar de lado o desenvolvimento dos personagens “genéricos” de Lego, criados especialmente para o longa.

Uma Aventura Lego / The Lego Movie

Da estética artesanal imitando stop-motion ao roteiro surtado e espertíssimo (cheio de metáforas óbvias e geniais como o ovo de Colombo), tudo contribui para o sucesso da proposta do filme baseado em produto. Inclusive um plot-twist de dar inveja aos irmãos Wachowski e a boa dublagem brasileira (suponho que o elenco original esteja tão bem quanto, com gente como Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Arnett, Alison Brie, Liam Neeson, Morgan Freeman e Will Ferrell —sem contar participações especialíssimas como Charlie Day, Jonah Hill, Nick Offerman, Cobbie Smulders, Channing Tatum, Shaquille O'Neal, Anthony Daniels e Billy Dee Williams).

Uma Aventura Lego / The Lego Movie

A despeito de ser uma peça de marketing extremamente eficiente, um comercial de 1 hora e 40 minutos de duração que você fará questão de assistir mais de uma vez, Uma Aventura Lego é carregado de boas intenções. Sua principal qualidade é libertar a imaginação de adultos e crianças, um libelo a favor do pensamento fora da caixa e da criatividade. Mesmo que, contraditoriamente, a solução encontrada para um dos impasses da narrativa vá de encontro a essa filosofia.

Uma Aventura Lego / The Lego Movie

Uma Aventura Lego consegue captar à perfeição o olhar infantil e tudo o que representa esse microcosmo, com humor e candura capaz de emocionar e empolgar pais e filhos. Parece que a Pixar perdeu a exclusividade de território conquistada nas últimas décadas e ganhou um concorrente de peso na disputa pelo coração da criançada. Uma Aventura Lego já nasce clássico, subversivo, universal e com moral da história, como o melhor do cinema infanto-juvenil da década de 80.

Uma Aventura Lego / The Lego Movie

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s